terça-feira, 2 de março de 2010

Caliandras...
mas pode me chamar de Pompom...
Esponjinha, fofura...




Caliandras
    Nome Científico: Calliandra tweediiNome
São encontradas em pequenas árvores
ou arbusto de folhas perenes e delicadas
de um verde exuberante, que se fecham à noite
ou quando a planta sofre qualquer tipo de stress.

Possui flores brancas, rosa e vermelho,
em forma de pompom.

Os brotos das flores que se desenvolvem
no final da primavera e ao longo do verão
parecem pequenas framboesas .


Das flores surgem frutos característicos das leguminosas
que partem quando maduros, espalhando as sementes.

Quando nova, a arvorezinha possui um tronco cinza claro,
tornando-se quase negro, com o passar do tempo.

....Olha só o contraste com o azul do céu...

É possível mantê-la dentro de casa ao longo de todo ano,
desde que em local com muita luminosidade e boa ventilação.


Excelente para formar cercas vivas e renques,
e suas florzinhas em forma de pompom são lindas não?
... Use como planta isolada em um vaso na varanda...
ou em Bonsai...ficam lindas as arvorezinhas, veja essa.

(foto net)

Ela se presta a tudo isso... e encanta a todos!

Nesse caso, sugere-se podas regulares
para estimular o seu adensamento.

ps.: Todas as fotos que mostro aqui são de minha autoria, salvo algumas, que para ilustrar melhor capturo da net, este Bonsai por exemplo, e não tinha nome do autor.

11 comentários:

  1. ...olá querida linda!

    enquanto a terra treme por aí,
    a natureza silenciosa continua
    nos brindando com belezas
    de encantar os olhos, tocar
    a alma.

    maravilha de post, como todos
    eles, é claro!

    muahhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  2. São muito fofinhas as Caliandras...
    Tenho somente em vermelho, mas no Parque das Águas também existem as cor-de-rosa. A branca nunca vi.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto essa flor em bonsai, muito linda, gostei da novidade, pelo menos pra mim =) beijos pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Olá Zininha, que lindos pompom, a natureza é maravilha , quantos detalhes, quantas cores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Espere lá...mas não é um bonsai? Nunca tinha visto um bonsai em flor. Lindo sem dúvida!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida amiga, como está lindo e rico seu jardim...
    parbéns pelo sucesso e prêmios!!!
    Pra falar a verdade, ainda são poucos...rsrs
    é que vc merece muito mais!
    Amiga, amanhã dia 06/03/2010,
    uma pessoa muito especial e querida para mim, estará aniversariando! E eu, estou preparando uma surpresa pra ela!
    Uma festinha, como essas que vc costuma fazer, para homenagear
    as pessoas queridas!
    Ela é Celciane, minha cunhada, cumadre, madrinha de 3 dos meus 4 filhos e tbm uma grande e simpática amiga! Ela merece!
    Adoraria receber sua visita lá no Blog dela, que eu estou arrumando para a festa!
    Se vc for, que espero que vá...gostaria se possível, que vc
    fizesse um cartão Virtual
    para homenageá-la e dar de presente!
    Então, vc, esta convidada, ok?!
    Aguardo sem falta sua preciosa ida!
    Bjs te quem te admira e te ADORA!!!!
    O BLOG dela é Minha Maior Felicidade (http://maior-felicidade.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga?!
    Vim avisá-la que a festa está pronta!
    Deu um trabalhão, mas valeu à pena...
    afinal, a homenageada merece!
    Obrigada por sua visita ontem,
    já postei seu presente lá, junto com o meu!
    Tá lindo amiga, se arrume e vá pra festa agora!
    Aguardo vc l´, pois tem muitas coisas gostosas...bjs!!!
    Ah...o Blog é coisa minha sim, fico
    feliz que tenha gostado e aprovado!

    ResponderExcluir
  8. Essa planta conhço como quebra-foice.
    Que linda!
    Bjs!!

    Liege

    ResponderExcluir
  9. Oi!! Através da sua página descobri o nome da Caliandra, que eu chamava de pom-pom. Obrigada! Parabéns pelo belo site!!

    ResponderExcluir
  10. Flores Pompom... eu as acho tão peculiares, com uma beleza tão extraordinária!

    ResponderExcluir

As flores...certamente
é a forma que Deus arranjou
de se mostrar a todo instante
em qualquer lugar
a todos os seres do Universo...